Clique nas imagens para ampliar
Conexões pneumáticas com retenção são sistemas diferenciais que aliam as características de vedação mecânica, elementos de fixação e retenção dos tubos para as conexões pneumáticas. Este conjunto possui a vantagem de permitir que as conexões possam ser feitas e desfeitas de forma rápida, segura e confiável.
O que são conexões pneumáticas com retenção?
Conexões pneumáticas com retenção são elementos conectores fabricados sob medida para atender as necessidades de montagem e desmontagem com rapidez e segurança. Esse tipo de conexão é composto por um anel de retenção, cartucho e tubos, sendo montados para assegurar a instalação perfeita da ligação, evitando vazamentos e possíveis acidentes.
Como funciona uma conexão pneumática com retenção?
O anel de retenção da conexão, geralmente feito de liga de latão, aloja um cartucho central em forma de cone com múltiplas ranhuras no seu interior. Ele é inserido nos tubos, através dos quais o fluxo de ar ou gás passará. Esse cartucho é preso ao anel de retenção, garantindo a segurança de ligação. Quando aplicada a pressão o anel é pressionado pelo cartucho garantindo a vedação perfeita.
Vantagens das conexões pneumáticas com retenção
- Segurança: não apresentam falhas devido às diferentes vedações mecânicas presentes no componente.
- Rapidez: alta velocidade de montagem e desmontagem sem prejuízo na qualidade da conexão.
- Durabilidade: possuem resistência contra vibrações constantes, pressão e temperaturas extremas.
- Confiabilidade: ao aplicar pressão, o cartucho é pressionado ao anel de retenção garantindo a vedação perfeita.
Investir em conexões pneumáticas com retenção é garantir um serviço de qualidade e segurança para os processos industriais envolvidos. A Grupo Competec é referência quando o assunto é solução para ambientes industriais, somando anos de experiência no mercado. Entre em contato agora mesmo para cotação.